Dia 20 de Novembro: Dia da Consciência Negra.
Esta data foi estabelecida pelo Projeto de Lei número 10.639, no dia 09 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro devido ao fato de que nesta data, morreu Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade de seu povo.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importaância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história , nos aspectos políticos, sociais gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
O Continente Africano, com sua grande diversidade cultural, vê-se intensamente ligado à cultura brasileira, uma vez que recebemos neste país, cerca de cinco milhões de negros africanos, que através da sua alegria e seu jeito de ser conseguiram produzir uma geração de pessoas alegres, mulatas lindas e um povo que de toda dificuldade tiratira uma lição de vida e se fortalece ainda mais.
A capoeira, durante a escravidão era utilizada como forma defensiva, já que não tinham acesso a armas, mas hoje, ela é símbolo da cultura brasileira, unindo todas as classes sociais em uma ginga só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário