Páginas

SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PROVA GLOBAL

Atenção alunos da Escola Jovelmira: Não se esqueçam: amanhã, sábado 24/11/12 teremos a Avaliação Global do 6º ao 9º ano.
Horário: 7:00 às 9:00  turno da manhã;
              13:00 às 15:00 turno da tarde.

"O estudo é a base do conhecimento".

CONSCIÊNCIA NEGRA

 Dia 20 de Novembro: Dia da Consciência Negra.

Esta data foi estabelecida pelo Projeto de Lei número 10.639, no dia 09 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro devido ao fato de que nesta data, morreu Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana  aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade de seu povo.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importaância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história , nos aspectos políticos, sociais gastronômicos e  religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
O Continente Africano, com sua grande diversidade cultural, vê-se intensamente ligado à cultura brasileira, uma vez que recebemos neste país, cerca de  cinco milhões de negros africanos, que através da sua alegria e seu jeito de ser conseguiram produzir uma geração de pessoas alegres, mulatas lindas  e um povo que de toda dificuldade tiratira uma lição de vida e se fortalece ainda mais.
A capoeira, durante a escravidão era utilizada como forma defensiva, já que não tinham acesso a armas, mas hoje, ela é símbolo da cultura brasileira, unindo todas as classes sociais em uma ginga só.
A Escola Jovelmira comemorou com apresentações de alunos, palestras e apresentação de roda de capoeira onde os alunos representaram muito bem o valor cultural deixado por nossos antepassados descendentes da África.

domingo, 18 de novembro de 2012

19 de Novembro: Dia da Bandeira

História do Dia da Bandeira


O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira. 
Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.
- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

sábado, 17 de novembro de 2012

Saúde


17/11/2012 14h19 - Atualizado em 17/11/2012 14h22

Incidência de câncer de pele é maior no interior que no litoral, diz estudo

Pesquisa foi feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Médica acredita que pessoas tomam menos cuidados com a pele, no interior.

Do G1 PR com informações da RPC TV Londrina
Comente agora
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia mostrou que a maior incidência de câncer de pele ocorre em municípios do interior do Brasil. O resultado do levantamento contraria a ideia de que essa doença está atrelada apenas a quem vive nas cidades litorâneas.
Conforme o estudo, cidades sem praias têm incidência de câncer de pele 40% maior do que nos municípios que ficam à beira-mar. Para a dermatologista Sabrina Maciel, a falta de informação pode ser um dos fatores que levam quem mora no interior a se preocupar menos com os cuidados que a pele deve ter. “Talvez, o pessoal no interior ache que é só quando vai para a praia que tem que estar usando filtro solar. Não é bem assim”, alerta.
Para pessoas que trabalham sob o sol diariamente, a dermatologista lembra que são necessários cuidados adicionais, além do protetor solar. Segundo ela, esses trabalhadores precisam usar roupas e chapéus com tecidos adequados, que possam protegê-los dos raios solares. Já quem possui olhos claros ou que tenham problemas de catarata, ela indica o uso de óculos de sol.
O agricultor Davi Marana foi uma das vítimas da exposição excessiva ao sol. Após vários anos sem tomar os devidos cuidados, um dia descobriu que estava com câncer de pele. “Uma ferida que aparece e não sara. Comecei a passar creme, pomada e aquela ferida não sarava. Aí, eu fui procurar o médico e ele constatou que eu tinha problema de pele”, lembra.
Após  o tratamento, Marana mudou os hábitos. Todos os dias, antes do trabalho, o agricultor passa filtro solar, coloca camisa de manga comprida e chapéu. Eventualmente, ouve algumas brincadeiras dos vizinhos. “A gente saí aí e o pessoal caçoa. Brinca com a gente. Pergunta se vai mexer com abelha. Mas a gente tem que se proteger. Deixa o pessoal falar. A gente tem mais é que se cuidar”, afirma.
Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana. Siga também o G1 Paraná no  Twitter e no RSS.

Proclamação da República do Brasil





Proclamação da República Federativa do Brasil.