Santo Antônio do Boqueirão
Romaria e prece, cultura e tradição
A cultura popular expressa sempre um sentimento comum; a do homem sentindo sua terra, a do homem traduzindo sua criatividade em face do que o ambiente lhe proporciona, e fundamenta-se nas raízes em que se alicerçou, marcando a história de um povo.
A Festa de Santo Antônio do Boqueirão faz parte da história do nosso povo, são várias gerações de unaienses (Riopretenses) que através da fé, contribuíram para que essa manifestação se tornasse símbolo da nossa cultura e o maior de todos os patrimônios históricos de Unaí. Ali, evidencia-se prova maior da miscigenação cultural brasileira: o religioso e o profano, a fé e a dança, os votos e a bebida, o jejum e a culinária “minero-goiana”.
Tudo começa com uma lenda: A imagem do santo depositada em um toco de árvore pra marcar o terreno encontrado pelo boiadeiro para servir de pasto, desbravadores ao avistarem a imagem santa, pensaram tratar de um milagre, ergueram uma capela e criaram uma festa em homenagem ao santo, vários anos depois as festividades continuam, sempre do mesmo modo.
Boqueirão das promessas, da fogueira, barqueatas, dos mastros, das barracas, e de sua vítimas. Festa de Santo Antônio do Boqueirão expressão da identidade nacional.
César Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário