BOQUEIRÃO RECEBE MILHARES DE PESSOAS NOS 5 DIAS DE FESTA
Este foi um dos anos que a Festa do Santo Antônio do Boqueirão recebeu mais pessoas. Gente de toda parte do Brasil passou pela festa e até acampou, participando dos 5 dias de evento. Uns no intuito de conhecer a tradição e a história da festa, outros foram para festejar mesmo. A maior magia do Boqueirão é o encontro de famílias ou amigos, que só se encontram nesta época do ano. Famílias como os Andrades, Salgados e os Lopes Siqueira, entre outros, são os precursores da festa e sempre estão à frente da organização do evento.
RELIGIÃO
Apesar de concorrer com outras atrações de nível até nacional, os eventos religiosos continuam sendo o ponto forte da festa. Milhares de pessoas participam das missas, das romarias e assistem atentamente a Folia de Reis. Velas são acesas para pagarem as promessas e novas promessas são feitas em busca de soluções de problemas ou para curas de doenças. O altar da igreja está sempre lotado, recebendo oferendas e orações dos fieis. A missa dos carreiros, rezada na manhã de domingo, 13 de junho, foi de emocionar os que participaram dela. Um mar de gente ouviu atentamente as palavras do Padre Preguinho, que celebrou a missa do lado de fora da igreja, devido o número exorbitante de pessoas. Outra ação forte da igreja na festa são os batizados. Este ano centenas de crianças saíram do Boqueirão abençoados pela igreja.
SHOWS
Flávio Brasil não arrancou só alegria e energia de quem foi ao seu show na sexta-feira, realizado no barracão da ARSAB, os elogios aos artistas foram inúmeros, “já fui em vários shows de Flavio Brasil, mas aqui no Boqueirão foi o melhor de todos”, disse uma participante da festa. Di Paulo e Paulino, a atração principal da festa em se falando de apresentações artísticas, animaram por quatro horas, gente de todas as idades. Cantando os modões sertanejos, os artistas ganharam uma terceira voz forte, o coro formado por um público animadíssimo que cantou com a dupla a maioria das músicas e que queria de qualquer jeito que Di Paulo e Paulino amanhecessem cantando seus sucessos.
FOGUEIRA
Em outros anos a enorme fogueira feita em frente à igreja esquentava as pessoas, que não ficavam por muito tempo, devido o frio, e rapidamente iam para suas barracas. Neste ano, centenas de pessoas, que na madrugada saíam dos shows e barracas de forró, rodeavam a fogueira e cantavam até o sol raiar. Músicas de vários estilos foram entoadas na madrugada de sábado para domingo e os pernoitados só pararam para a celebração da missa, as sete e meia da manhã.
HOMENAGENS
A Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão (ARSAB), representada pelo presidente Adão Salgado, homenageou carreiros, candeeiros, pessoas que ajudaram na realização da festa, personalidades importantes na história do Boqueirão e autoridades políticas, entre elas o Prefeito de Unaí Antério Mânica, representado por sua filha Márcia Mânica, e o Vice-prefeito José Gomes Branquinho.
Reportagem: José Ney Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário