Páginas

SEJA BEM VINDO

sábado, 26 de março de 2011

Programa 'Ação' da Rede Globo divulga Projeto Kairós

Edição do dia 26/03/2011

25/03/2011 13h01 - Atualizado em 25/03/2011 13h01

Instituto desenvolve projetos em comunidade de Minas Gerais
Ideia é desenvolver a educação, a economia, a cultura, a ecologia; ao mesmo tempo, fortalecer a identidade local.
imprimir
O Instituto Kairós trabalha na comunidade de Macacos, em Nova Lima, há oito anos. Um dos projetos mais importantes é o apoio às crianças da rede pública.

A coordenadora psicopedagógica do projeto explica de que forma as atividades são desenvolvidas. "A gente recebe as crianças aqui no período em que eles não estão na escola, e aí a gente desenvolve atividades de arte-educação. A faixa etária que atendemos é de quatro a 14 anos. O principal objetivo é garantir o direito, o espaço da criança brincar, mas também, tendo acesso à linguagens artísticas que a gente também acredita ser fundamental na formação de todo ser humano" afirma Ana Lúcia Braga.

Camila Santos de 8 anos conta o que faz no instituto. “Eu fico brincando, eu lancho, eu faço aula de oficina e todas as aulas que eu faço, eu adoro” diz. Mateus Leal de 10 anos relata que aprede a montar várias peças com reciclagem, que já leu diversos livros e aprendeu muito.

O professor de música fala como todo seu trabalho começou. "Eu vim com a idéia de trabalhar alguma coisa de percussão que eles já conhecem. Você dá um tambor pra uma criança, os primeiros ritmos aparecem, assim, um esboço de um samba reggae. A gente começou a introduzir também as marimbas junto com esses ritmos, funk, samba reggae eles se interessaram demais. Assim, eu fiquei até surpreso com a vontade deles de estar tocando marimba e fazendo melodias e ritmos, com harmonia também." diz Antonio Vilani. A aluna de Vilani afirma que prestando atenção fica muito mais fácil.

Aula de circo também faz parte do projeto. As crianças aprendem diversos exercícios. "A perna de pau, o equilibrismo, o rola- rola, são exercícios que exigem mais concentração. O malabares exige muita paciência porque toda hora um objeto cai e você tem que pegar. então é treino e paciência.” conta a professora de circo, Olivia Marinho.

Débora de 11 anos descreve o que faz nas aulas. "Eu dou estrelinha, faço cambalhota, subo no trapézio, na corda e toco aula de música."

A coordenadora psicopedagógica diz que o instituto é um espaço onde as crianças estão exercendo a cidadania, estão aprendendo a construir autonomia e desenvolvendo a capacidade de conviver em grupo, de relacionar com o outro e de fazer as suas escolhas.

As crianças conhecem outras formas de arte. A maioria nunca tinha ido ao cinema. Como o bairro não tem outra opção de lazer, o Kairós criou o clube cultura. No período da noite um grupo que toca música convida o público para o espetáculo. Os moradores têm a oportunidade de assistir a espetáculos de música, teatro, poesia.

A moradora do bairro confessa. "Distrai as pessoas. A gente às vezes vive triste, amolado, com depressão, tudo melhora.” diz Inês de Lima. Já a outra vizinha, Cíntia da Silva, conta que " depois da existência do Kairós, movimentou a vida de todo mundo, porque os meninos fazem oficina, eu trabalho lá. É uma oportunidade que na minha época, na infância, eu não tive. e eles tão tendo agora, então, eles aproveitam o máximo que pode."

quinta-feira, 24 de março de 2011

Projeto 'Xadrez no Contexto Educativo - O raciocínio em xeque'



A Escola Municipal Professora Jovelmira Jacinto Vasconcelos desenvolve durante todo o ano letivo o Projeto Xadrez no Contexto Educativo - O raciocínio em xeque, com os alunos do Ensino Fundamental juntamente com as professoras Andréia  e Edilene, onde os alunos podem participar de jogadas enxadrísticas e a formação do Xadrez Humano em tabuleiro gigante, como forma de valorizar a participação e desenvolver o raciocínio lógico para diferentes situações. Parabéns às professoras e aos alunos, pois estratégias como essas proporcionam bem estar e integração na realidade escolar e promovem o sucesso do aluno, que é o bem maior da escola!

Convite

              A Escola Municipal Profª. Jovelmira Jacinto Vasconcelos tem o prazer de convidá-los para participar das festividades de comemoração do primeiro decenário de funcionamento da escola, a realizar-se no dia 31 de março do corrente ano na sede da escola, com abertura às 8:00h.
             Sua presença será motivo de grande alegria para todos nós!

Dia Munidal da Água.

O Poder da União

        Perguntamo-nos por que a chuva molha tanto? Por que é capaz de paralisar o trânsito da cidade?
        É que as gotas d’água descem pequenininhas, fininhas, mas descem juntas.
        Se uma gota d’água descesse sozinha, isolada das outras, ninguém se importaria.
        Mas as gotinhas descem de mãos dadas. Todas na mesma hora, e conseguem formar rios, transbordá-los, causando enchentes que ameaçam as grandes cidades.
        Dez gotinhas não fazem nada, mas bilhões, trilhões de gotinhas fazem uma tempestade.
        Descendo juntas, combinadas... companheiras...  amigas, chegam a assustar.
        Vejam como as coisas pequeninas podem transformar o mundo!
        Se todos nós fôssemos como as gotinhas d’água!... Se vivêssemos unidos, combinando tudo em equipe como fazem as gotinhas d’água, mudaríamos o mundo. Somos pequenos, mas unidos, nos tornamos fortes.
        Sozinhos, secamos. Nada fazemos. Não mudamos nada ou pouca coisa. Somos uma gota d’água que não causa nenhum efeito.
        Por que trabalharmos sozinhos, isolados?
        Por que não imitarmos as gotinhas de chuva, que descem unidas, transformando a natureza e o mundo???

segunda-feira, 14 de março de 2011

A Escola Municipal Professora Jovelmira Jacinto Vasconcelos desenvolve durante todo o ano letivo diferenciados projetos voltados ao desenvolvimento do educando e sua integração à comunidade e ao mundo social em que está inserida, proporcionando aos alunos o interesse pela cultura local e o desenvolvimento intelectual e social necessários à sua formação. É necessário também destacar a importância do trabalho das especialistas que não medem esforços para manter os professores atualizados e empolgados na missão de educar com amor e responsabilidade, lembrando que tudo isso depende de uma boa gestão escolar e do apoio da equipe pedagógica existente na escola, onde cada um tem um papel importante e diferenciado em cada área do conhecimento.